quarta-feira, 5 de março de 2014

Japa Curiosidade: Desvendando o gênero Tokusatsu

Toku o quê?
O que é isso?
Do que você  está falando?
Para mim isso tudo é a mesma coisa!!!
       






Tokusatsu (特撮 Tokusatsu) é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" (特殊撮影), traduzindo como  "filme de efeitos especiais". Antigamente englobava qualquer filme que utilizasse dos efeitos especiais. Hoje podemos dizer que ele é um"genero-mãe" que disseminou vários outros sub-gêneros. Para alguns fãs, tudo é considerado como Tokusatsu,  para outros que gostam de ver um gênero especifico dentro desse nicho, vale lembrar também que   os animes e doramas não se enquadram dentro desse gênero-mãe. Vou explicar cada um sub-gênero para você entender como é grande o universo japonês em suas produções televisivas.


Super Sentai: Praticamente é umas das séries que mais gosto, pelo estilo, os temas variados podemos dizer que os Super Sentais são uma franquia  feito por um  um  grupo  de 5 integrantes com roupas coloridas, poderes e equipamentos. Sua primeira aparição foi produzida pelo diretor Shotaro Ishinomori em 1975 com o nome de Himitsu Sentai Goranger.O gênero muda a cada ano com uma nova temática, desde dinossauros até piratas já foram temáticas usadas para compor esse gênero.No Brasil, os Sentais clássicos  foram exibidos na  falecida TV Manchete como: Changeman, Flashman, Maskaman que fez história para alguns de nossos pais.Atualmente o gênero evoluiu muito, com mais recursos e efeitos especiais. Foi lançado no dia 15/02 no Japão o Reesha Sentai Tokkyuger, com a temática dos trens apresentando algumas inovações e algumas referencias a os primeiros sentais.Alguns exemplos: Dairanger, Gingaman, Megaranger, Bokenger, Bioman, Kakuranger, Abarenger, Shinkenger e o que mais gosto Gokaiger.
Megaranger
                                                                                                           

                                                                       

Zyruranger
                                                              

                                                                      

Dairanger
                                                  

                                                        

Kakurarenger



Gokaiger
                                           




Reesha Sentai Tokkyrenger(2014)         
                                                                                 
            Super Sentais            


Kamen Rider: Podemos dizer que "Kamen Rider" se baseia em uma atmosfera mais sombria e menos alegre do que os Super Sentais, geralmente a trama se basei em um unico personagem que por aluma razão se transforma em um ciborgue. O gênero começou também pelo diretor Shotaro Ishinomori com "Kamen Rider", seu enredo era composto por uma organização terrorista chamada "Shocker" que sequestra o universitario Takeshi Hongo para servir ao grupo transformando em um ciborgue, não concordando, Hongo usa do seu poder para lutar contra a organização. Os primeiros Kamen Riders foram até os anos de 1971 até 19788 com Kamen Rider Black Rx e essa era é chamada de "Era Showa" . Nessa era, ocorreu o falecimento de Ishinomori que fez um marco nas histórias dos Riders, após a morte, a série voltou de cara nova e em uma nova era também chamada de "Heisei"e com essa era veio nos Riders como Kuuga, Den-O, Kabuto e tantos outros. Atualmente o Kamen Rider  que é novidade no  Japão é o Gaim, com uma temática de dança e frutas e para alegria de fãs, está para lançar um novo filme com uma grande guerra entre os Riders das duas eras Showa Vs Heisei, o mais legal é que os fãs podem votar em qual das eras podem ser a vencedora e já foram gravados dois finais alternativos. Segue alguns exemplos de Kamen Riders: (Era Showa) Kamen Rider Ichigo, Kamen Rider Amazon, Kamen Rider V3 e tantos outros.( Era Heisei) Kuuga,Agito, Ryuki, Blade e outros.

Kamen Rider Era Showa
                        
Era Showa

Kamen Rider Ichigo

Kamen Rider Amazon

Kamen Rider V3


Era Heisei

Kamen Rider  Kuuga( 1º da era Hesei)

Kamen Rider Agito
                                                          
                                                                          
Kamen Rider Ryuki
                                                                          
 Kamen Rider Blade

Kamen Rider Gaim(Atual 2014)

Filme Kamen Rider Showa vs Hesei(Lançamento previsto para mês de Março)

Imagens do novo filme dos Kamen Riders


Metal Hero: Um gênero de grande importância que fez muita história. Compreende-se em heróis com armadura de metais reluzentes, mesclando com referencias de mangás, elementos de heróis japoneses que lutassem por toda forma justiça, usando tecnologias de robôs. O primeiro a estrear foi conhecido como Policial do Espaço Gaban, um policial do espaço que possuía tecnologia de ultima geração, equipamentos e veículos preparados para vencer a força do mal. Depois de ser um sucesso implacavél, surgiram vários outros do estilo parecido com Gaban, como: Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan e Metalder que marcaram varias gerações. Dentre esses Metal Heroes, se destacou Jiraya, o único com uma trama totalmente desvinculada a policiais, contando a história de Toha, um jovem que é instruído pelo seu pai adotivo a se tornar um ninja para proteger o tesouro de Pako, então, Toha transforma-se no Incrível ninja com o nome de Jiraya. No Brasil foram exibidos alguns que marcaram algumas gerações importantes, como  a do meu irmão que acompanhou essa época como Jaspion, Winspector, Jiraya, Winspector na TV Manchete. Os Metal Heroes foram perdendo sua força aqui no Brasil, devido a quantidade imensa de Tokusatsu que era exibidos, os fãs pediam novidades e nunca obtiveram respostas de algo novo. No Japão, o ultimo a ser exibido foi B-Fighter Kabuto que perdeu sua audiência devido a chega dos Super Sentais e Kamen Riders. Existem espalhados por ai, fãs de todas as parte do mundo que tem o seu carinho com esse gênero devido ao sucesso. Atualmente os filmes e séries japoneses costumam homenagear os Metal Heroes, como o filme de Super Hero Taizen Z, que colocaram o Sentai Gokaiger a se transformar nos Metal Heroes.

Metalder
Shaider
Gaban
Jaspion
Jiban
Jiraya
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
                                                                                  
B-Fighter Kabuto


Ultraman: Podemos dizer que esse gênero, trata de guerreiros de Nebulosa M-78 que tem por objetivo principal proteger a paz na galáxia quando alguma sofre algum tipo de invasão. Geralmente os Ultras procuram um hospedeiro para proteger e combater os monstros alienígenas. Alguns exemplos de Ultramans:

                     
Ultraseven

                                                                    
                     
Ultraman Zero
                                                              
                                                              

        Ultraman Ginga



Heshin Hero: São geralmente gêneros independentes de produtoras, não faz parte de nenhuma franquia e geralmente são heróis que sofrem de algum tipo de transformação diferente de Kamen Riders. Dentro desse gênero a um outro subgênero  chamado Other Heros que geralmente são séries mais pesadas em seu conteúdo em questão de violência, cenas de nudez e etc, no Japão esse tipo de série só é exibido na madrugada.


                                                              
                            
Ryukendo
                                                            
                            
 Lion Man
                                                                           
      Patrine
                                                        
                              
 National Kid
                                                                                                 

                                                       


Kyodai Heroes: Para entender esse gênero é muito fácil, por definição, podemos dizer que ele é um gênero de heróis gigantes desvinculado ao Ultraman. A palavra Kyodai significa "gigante", então, são heróis que se tornam gigante para vencer monstros de seu tamanho. Podemos dizer que foi um dos poucos gêneros a ganhar força como os outros mas de suma importância para a história dos Tokusatsu em geral. As séries emplacaram na década de 70 como Redman, Thunder Mask, Silver Kamen Giant, Mirrorman, Megaloman. Os Kyodais foram criados perto da estréia de Ultraman. Os Vingadores do Espaço foi sucesso no Brasil, em dezembro de 1969 a 1970. O gênero terminou com a chegada inovadora dos Super Sentais e Kamen Riders que fizeram com que os Kyodai Heroes perdessem a sua força.Alguns exemplos      
          

                             
 Vingadores do Espaço
   Robô Gigante
                                                                                                        

                                                                                                       
Spectraman




Ha uma grande polêmica sobre Garo, em qual gênero ele se qualifica. Para alguns essa série pode ser considerada como Other Heroes, um estilo de Metal Hero, bem mais pesado, para outros, pode ser classificados como Hyper Midnight Action Drama, um novo gênero dentro da categoria dos Tokusatsu e para outro tipo de pessoas, essa série pode ser considerada como uma espécie de Heshin Hero, heróis de franquias independentes. Resta agora esperar sobre como esse gênero ficará conhecido.





E então, aprendeu um pouco sobre os Tokusatsu, percebeu que ele está espalhado o tempo todo na cultura japonesa!!!!Gostou?
Ficou com alguma dúvida? Mande nos comentários sobre o post!!!


Comente e compartilhe!!!




2 comentários:

  1. Muito bom, Marquinho! Ficou ESPETACULAR a matéria! Nota 1000!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Marquinho! Matéria perfeita para quem está começando a conhecer agora o mundo dos tokus!

    ResponderExcluir